A autoavaliação do PPG em Física Aplicada tem como objetivo aprimorar a formação discente e incrementar a produção intelectual do programa. Neste quadriênio, o processo de autoavaliação ocorreu em duas etapas. A primeira foi desenvolvida em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFRPE e para a segunda foi convidada uma banca externa à universidade, formada por dois membros com experiência na avaliação da Capes na área de Física/Astronomia. Abaixo, descrevemos cada uma destas etapas em detalhes. Primeira Etapa do processo de autoavaliação do PPGFA Em 2019, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco constituiu uma Comissão formada por docentes e discentes das Pós-graduações, assim como por membros da Comissão Própria de Avaliação, para iniciar o processo institucional de Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação, com base na recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Uma vez que a missão da UFRPE é “Construir e disseminar conhecimento e inovação, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, atenta aos anseios da sociedade”, enquanto a missão do PPG em Física Aplica é “Promover a formação de recursos humanos nas áreas de física teórica e experimental, em nível de pós-graduação, que possam contribuir para produção de conhecimento e inovação nas atividades de pesquisa”, o processo de autoavaliação possibilitou o Planejamento Institucional relacionado ao crescimento e à consolidação da Pós-graduação, com qualidade acadêmica e responsabilidade social, objetivando contribuir para a resolução de problemas que afetam a sociedade e as condições ambientais do Estado de Pernambuco e da Região Nordeste.
O estudo teve como base o modelo elaborado por outra instituição de ensino superior, o qual era constituído por questionários personalizados para as categorias discentes, docentes e técnicos administrativos vinculadas aos PPG. Em seguida, os questionários, adaptados pela Comissão às particularidades da UFRPE, foram encaminhados para as coordenações dos Programas de Pós-graduação (PPG), para conhecimento e sugestões. Após realizadas as adequações sugeridas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação transformou os questionários em formulários eletrônicos e os enviou às coordenações dos PPG, para posterior encaminhamento a seus discentes, docentes e técnicos administrativos. Após o período instituído para execução, os dados obtidos de cada PPG foram encaminhados separadamente para sua respectiva coordenação, com o objetivo de realizarem a análise e divulgação dos resultados. Da mesma forma, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação procedeu a análise do conjunto de dados de todos os PPG, o qual resultou na elaboração do III RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRPE (https://prpg.ufrpe.br/sites/default/files/arquivos-noticias/relat%C3%B3rio%20autoavalia%C3%A7%C3%A3o%202022%20-%20Final.pdf), que norteará as ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, visando aprimorar a gestão da pós-graduação e da pesquisa realizada na instituição e se consolidar como referência nas suas diferentes áreas de atuação. O Programa de Pós-graduação em Física Aplicada analisou os dados das pesquisas para discentes e docentes enviados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Cada questionário aplicado era composto por 7 tópicos subdivididos em itens aos quais deveria ser indicado um conceito. Na pesquisa, cada item poderia receber os seguintes conceitos: Muito Fraco (Peso 1); Fraco (Peso 2); Regular (Peso 3); Bom (Peso 4); Muito Bom (Peso 5). Desta forma, foi possível obter um conceito médio para cada item, para cada tópico e finalmente um conceito médio geral para o programa, tanto para a pesquisa realizada com os docentes quanto para os discentes. Nesta pesquisa, em torno de 73% dos discentes e 80% dos docentes responderam ao questionário.