Physical Review Letters - Experimental Investigation of Superdiffusion via Coherent Disordered Quantum Walks

Physical Review Letters

O Professor Dr. José Ferraz, do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada da UFRPE, em colaboração com pesquisadores da Sapienza Università di Roma – Itália e do The Barcelona Institute of Science and Technology – Espanha publicaram o artigo intitulado Experimental Investigation of Superdiffusion via Coherent Disordered Quantum Walks numa das revista de física mais prestigiadas do mundo, o Physical Review Letters com Fator de Impacto 9.227.

            Breve descrição do trabalho:

            O estudo do transporte de energia em meios heterogêneos, sintéticos ou biológicos, que vão desde processos de fotossíntese até propagação de partículas em possíveis novos hardwares para computação quântica, esclarece o papel primordial da coerência quântica, que pode aumentar a velocidade em que esses processos acontecem.

            Caminhadas Quânticas (CQ) são processos que descrevem o transporte coerente de energia, sendo desta forma um mecanismo de simulação quântica eficiente para diversos sistemas físicos. Através da CQ pode-se obter uma aceleração de algoritmos de busca e a implementação da computação quântica universal. Além disso, pode-se usar a CQ na simulação de sistemas biofísicos, como nos processos de transferência energética que ocorrem na fotossíntese.

            Na CQ é possível sintonizar entre regimes de transporte de energia clássico e quântico, porém em todos os estudos realizados anteriormente, essa escolha do regime de propagação foi realizada às custas da perda de coerência da CQ. Neste trabalho foi investigado, experimentalmente, a transição entre os regimes de propagação clássico e quântico, sem a perda da coerência quântica dos estados submetidos à caminhada.

            O artigo pode ser baixado no seguinte link: https://doi.org/10.1103/PhysRevLett.123.140501