Seminários do PPGFA - Quinta-feira, 21/03/2019 às 16 horas, Local: Sala 102 do CEGEN

Pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação em Física Aplicada da UFRPE, prof. Dr. Antônio de Pádua Santos, em colaboração com outros três pesquisadores da UFES, tiveram o artigo intitulado Some effects of non-conservative gravity on cosmic string configurations publicado no periódico European Physical Journal C que tem fator de impacto 5,33.

 

Neste trabalho, os pesquisadores investigaram algumas consequências da não-conservação do tensor momento-energia na configuração das cordas cósmicas. A não-conservação do tensor momento-energia é motivada por uma nova teoria gravitacional recentemente proposta como uma tentativa de incorporar sistemas dissipativos na descrição da gravidade.

 

Estudou-se a influência deste modelo sobre a corda cósmica descrita por um modelo Higgs abeliano. Foi obtido as equações de campo e encontrada as soluções numéricas que descrevem o comportamento dos campos de Higgs, de gauge (calibre) e dos campos métricos. Verificou-se como a estrutura da corda cósmica é afetada por este tipo de teoria gravitacional pela análise do deficit angular e da densidade linear de energia.

 

Os resultados generalizam o estudo de cordas cósmicas para o caso de sistemas não conservativos e mostramos que a influência desta teoria de gravitação se manifesta na diminuição da densidade linear de energia da corda cósmica. Essa diminuição da densidade de energia é uma consequência direta dos efeitos dissipativos desta teoria sobre as cordas cósmicas.

 

O artigo pode ser acessado no link abaixo:

https://link.springer.com/article/10.1140%2Fepjc%2Fs10052-019-6672-0