Seminário do PPGFA

Seminário do PPGFA

O professor do Departamento de Física, Prof. Dr. Erms Pereira, teve artigo de pesquisa publicado no Scientific Reports, da editora da Nature.

O artigo do professor, que é pesquisador e doutor em Física da Matéria Condensada, intitulado “Concurrent guiding of light and heat by transformation optics and transformation thermodynamics via soft matter”, propõe o uso de cristais líquidos para criar dispositivos multifisicos que manipulam  simultaneamente luz e calor.

Cristais líquidos são materiais que já fazem parte do nosso dia-a-dia, ao serem usados em visores de calculadoras, smartphones e TV's tela plana: tecnologias que manejam apenas luz. No artigo, foi mostrado como esses materiais podem operar calor, conjuntamente com a luz, de forma tecnologicamente útil. Exemplificou-se este uso mostrando o esquema de um dispositivo termo-óptico que pode concentrar luz e repelir calor, em um primeiro modo de operação, e dispersar a luz e concentrar calor,  em um segundo modo de operação, contribuindo para a economia de material e o desenvolvimento de sistemas multifísicos miniaturizados.

O prof. Erms Pereira é orientador do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFA) da UFRPE  e a pesquisa recebeu apoio do CNPq, CAPES, FAPESP e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos (INCT-FCx).

Para divulgar o trabalho o prof. Erms Pereira ministrara um seminário nesta quinta-feira.